Energia renovável: Entenda o conceito da produção de energia limpa
- lucaswhenrique
- 27 de jun. de 2022
- 2 min de leitura
Energias renováveis são matérias primas geradas e regeneradas pela natureza, nos seus processos, sendo que grande parte tem vantagens essenciais de reduzirem os grandes impactos ambientais. Entenda neste artigo o conceito da produção de energia limpa.

Quais são os principais tipos de energias renováveis?
Não é porque estamos falando sobre energias renováveis que necessariamente são poucos tipos de processos. Afinal, com a tecnologia em alta, cada vez mais as matrizes energéticas são exploradas de formas inteligentes.
Alguns exemplos de excelentes fontes de energia renovável são: Energia solar fotovoltaica, maremotriz, eólica, biomassa, geotérmica, entre outras.
Infelizmente ainda algumas fontes de energia renovável são caras e exigem de mão de obra e recursos seletos, por outro lado, outras fontes não são aplicáveis dependendo da região ou do local, como é o caso das fontes oriundas das marés – maremotrizes. Entenda o conceito da produção de energia limpa

Energia solar fotovoltaica
A energia solar fotovoltaica é uma fonte renovável criada a partir da luz. Basicamente, há a captação dos raios solares e com vários processos transforma em eletricidade. Assim, se trata de uma fonte de energia limpa, que tem muito potencial de expansão.
Há também uma forma de utilizá-la para aquecimento. Entretanto, é um sistema que converte o calor da luz do sol em energia térmica, muito utilizado, para o aquecimento de água.
A energia solar fotovoltaica basicamente são sistemas instalados em telhados ou grandes campos com boa incidência de sol. Atualmente, existem casos de utilização dos módulos FV em veículos elétricos (veja o artigo sobre carros elétricos). Esse tipo de sistema pode ser utilizado tanto para o consumo autônomo ou geração em grande escala.

Biomassa
A biomassa teve seu início quando as pessoas começaram utilizar madeira para cozinhar alimentos e o próprio aquecimento do ambiente.
A madeira é a fonte mais comum para produção deste tipo de energia. Entretanto, fontes alternativas também são frequentemente utilizadas, como por exemplo os resíduos agrícolas, resíduos orgânicos e até mesmo resíduos florestais.
A biomassa tem uma versatilidade muito grande pelo motivo de que pode ser utilizada para produzir eletricidade e combustível. Contudo, os mais utilizados são o etanol, o biodiesel e o biogás aqui no Brasil. Porém, meios alternativos, como biomassa de alga, está sendo utilizada para este fim.
Contudo, veja 3 vantagens que as energias renováveis podem nos trazer de uma forma abundante e contínua:
1. Benefícios ao meio ambiente
O uso de energia renovável salva o meio ambiente, assim, sabendo que a produção tem baixo impacto para o planeta em relação aos combustíveis de matrizes fósseis, porque não há produção de CO2 (dióxido de carbono) ou quaisquer outros gases do efeito estufa.
2. Vida útil duradoura
Geralmente os sistemas de energias renováveis tem sua vida útil prolongada. Um claro exemplo é o sistema solar fotovoltaico que tem 25 anos de duração e baixos índices de manutenção e custo. Desta forma, proporciona o retorno financeiro como investimento a médio – longo prazo.
3.Redução da conta de energia
Mesmo que as energias renováveis apresentam o alto investimento de médio – longo prazo, é absolutamente uma economia significativa. Exemplificando o caso que podemos ter em nossas casas (solar fotovoltaico), mesmo que o tempo de retorno seja de aproximadamente 6 anos, o sistema proporcionará lucratividade e benefícios até o final de sua vida útil, isso se traduz em aproximadamente 25 anos.
Comentários